Por que tia? Porque sou tia de muitos e vó só de dois, por isso não é o blog da Vovó Dedê. Aqui esvaziarei o coração quando estiver muito cheio; preencherei minhas noites insones; inicio algo concreto para o tempo de aposentada que se avizinha.
Desejo escrever meu dia-a-dia difícil e revisar com palavras e sonhos meu cotidiano e comunicar meu interior, vivido e experiente. Encontrar amigos, leitores, parentes aos quais oportunamente poderei homenagear.

terça-feira, 15 de março de 2011

SABEDORIA DE AVÓ

Depois que os filhos crescem, que os netos chegam, que a aposentadoria se materializa... vem a certeza, a nítida certeza de que "tudo valeu a pena se a vida não é pequena..."
Olhar sem nostalgia a estrada percorrida me dá uma paz indescritível, ao mesmo tempo em que minha fé em Deus se torna ainda mais inabalável, posto que no livro da vida não existe a receita pronta e mágica de bem vivê-la...
E, eu creio, que nos meus acertos a mão de Deus pairava sobre mim e, que, quando dele me distanciei, cometi meus pequenos erros, deslizes, pecados, porque é necessário submeter TUDO a Ele e crer que somente sob as SUAS graças e bênçãos podemos acertar...

Dia desses recebi um texto que, embora não tivesse identificada a autoria, acho que cabe direitinho nessa minha atual fase da vida. Eis o texto:

Quando eu for bem velhinha, espero receber a graça de, num dia de domingo, me sentar na poltrona da biblioteca e, bebendo um cálice de Porto, dizer a minha neta:
- Querida, venha cá. Feche a porta com cuidado e sente-se aqui ao meu lado. Tenho umas coisas pra te contar. E assim, dizer apontando o indicador para o alto: - O nome disso não é conselho, isso se chama colaboração!
Eu vivi, ensinei, aprendi, caí, levantei e cheguei a algumas conclusões. E agora, do alto dos meus 82 anos, com os ossos frágeis a pele mole e os cabelos brancos, minha alma é o que me resta saudável e forte. (acrescento eu, porque cuidei do corpo, da alma e do espírito o tempo todo). Por isso, vou colocar mais ou menos assim: É preciso coragem para ser feliz. Seja valente. Siga sempre seu coração. Para onde ele for, seu sangue, suas veias e seus olhos também irão. E satisfaça seus desejos. Esse é seu direito e obrigação. Entenda que o tempo é um paciente professor que irá te fazer crescer, mas escolha entre ser uma grande menina ou uma menina grande, vai depender só de você. Tenha poucos e bons amigos. Tenha filhos. Tenha um jardim. Aproveite sua casa, mas vá a Fernando de Noronha, a Barcelona e a Austrália. Cuide bem dos seus dentes. Experimente, mude, corte os cabelos. Ame. Ame pra valer, mesmo que ele seja o carteiro. Não corra o risco de envelhecer dizendo "ah, se eu tivesse feito..." Tenha uma vida rica de vida. Vai que o carteiro ganha na loteria - tudo é possível, e o futuro é imprevisível. Viva romances de cinema, contos de fada e casos de novela.
Faça sexo, mas não sinta vergonha de preferir fazer amor. E tome conta sempre da sua reputação, ela é um bem inestimável. Porque, sim, as pessoas comentam, reparam, e, se você der chance, elas inventam também detalhes desnecessários. Se for se casar, faça por amor. Não faça por segurança, carinho ou status.
A sabedoria convencional recomenda que você se case com alguém parecido com você, mas isso pode ser um saco! Prefira a recomendação da natureza, que com a justificativa de aperfeiçoar os genes na reprodução, sugere que você procure alguém diferente de você. Mas para ter sucesso nessa questão, acredite no olfato e desconfie da visão.(de novo eu: a beleza interior, supera o que se vê) É o seu nariz quem diz a verdade quando o assunto é paixão.(eu outra vez: acho que em se tratando de paixão deve ser a pele, mas o amor verdadeiro e duradouro atravessa o que o nariz e a pele sentem, vai além: enxerga a alma, e transcende!)Faça do fogão, do pente, da caneta, do papel e do armário, seus instrumentos de criação. Leia.(e eu acrescento: leia a Bíblia também, por que não? Ela é fonte de inspiração, descoberta, revelação e fé, experimente!) Pinte, desenhe, escreva.(E aqui eu acrescento, lembre de rezar também, cuide de sua vida espiritual, porque nem só de pão vive o homem).E por favor, dance, dance, dance até o fim, se não por você, o faça por mim.
Compreenda seus pais. Eles te amam para além da sua imaginação, sempre fizeram o melhor que puderam, e sempre farão.
Não cultive as mágoas - porque se tem uma coisa que eu aprendi nessa vida é que um único pontinho preto num oceano branco deixa tudo cinza.
Era só isso minha querida. Agora é a sua vez. Por favor, encha mais uma vez minha taça e me conte: como vai você?
_________________________________________

Acho que os conselhos, quando incluem Deus na nossa vida faz a total diferença. E, assim, partilho-os...

Um comentário:

Idê Maciel disse...

Preguiça de editar mais uma vez:
Acho que os conselhos, quando incluem Deus na nossa vida fazEM a total diferença.