Por que tia? Porque sou tia de muitos e vó só de dois, por isso não é o blog da Vovó Dedê. Aqui esvaziarei o coração quando estiver muito cheio; preencherei minhas noites insones; inicio algo concreto para o tempo de aposentada que se avizinha.
Desejo escrever meu dia-a-dia difícil e revisar com palavras e sonhos meu cotidiano e comunicar meu interior, vivido e experiente. Encontrar amigos, leitores, parentes aos quais oportunamente poderei homenagear.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Mais uma vez a Internet (escrito há algum tempo num outro blog...)*

Depois de algum tempo veio a inspiração num simples tópico que li. Pois é, mais uma vez um tópico lido, leva-me a refletir sobre o que mudou na minha vida com o advento da Internet. Sem pensar já posso afirmar que mudou muita coisa. Antes me sentia como uma analfabeta ou como alguém que, no escuro, não pode perceber o mundo à sua volta. A Internet para mim, portanto, foi uma luz nessa pseudo-escuridão... Aprender a lidar com o micro foi um verdadeiro insight. De repente vislumbrei outros horizontes. Conheci pessoas maravilhosas e aumentei meu círculo de amizades, como também reencontrei gente que julgava totalmente perdidas em minha vida. Aprendi a fazer coisas incríveis... Posso ler muita coisa interessante. Leio muitos “blogs”, nos quais desvendo verdadeiros escritores, grandes artistas das letras! Meu mundinho, dantes tão pequeno e solitário, tornou-se enorme! Viajo para Estados Unidos, China, Japão, Egito, Grécia, Roma, Vaticano... Não há oceano me separando de nada. E, como na “Aquarela” de Toquinho vou de um a outro país em questões de segundo, só que aqui num toque eu viajo e vejo o mundo! Um mundo cheio de coisas novas, de pessoas interessantes. Sem sair de casa, leio bons livros; faço visitas a Museus: Louvre, Vaticano... tenho jornais e revistas à minha disposição; faço pesquisas nas bibliotecas virtuais; vejo e falo, através da câmera e do MSN ou Skype, com pessoas amigas e com familiares que moram mais distante. Antes do advento da internet uma correspondência aos amigos e familiares durava mais de uma semana... E para uma amiga querida que tem residência fixa bem ali na América Central, certa vez demorou mais de um mês... E enviar dinheiro para ela era uma loucura. Hoje o internet bank, resolve rapidamente esse problema... O que dantes era visto por mim como ficção, tornou-se uma prazerosa rotina. Ganhei em informação, fiz muitas amizades, mas principalmente, enriqueci compartilhando minhas descobertas com pessoas de opiniões diversas. Enfim, cresci muito com as diferenças. Para mim, assim como afirma uma virtual amiga, “a tendência no dia a dia é a troca com iguais”, porém “aqui o diferente tem somado ao invés de dividir”. O que nos tornou pessoas mais tolerantes. E, bem no íntimo, a cada dia vou me conhecendo um pouco mais, lendo aquilo que os outros falam de mim, de outrem ou de si mesmos . Importante informar que aprendi a lidar com o micro sozinha, nunca fiz curso. E hoje, no uso da máquina, descobri meu potencial e meus limites. Adquiri mais segurança e reconheço que mesmo tendo muito a aprender, fiz progressos. Foi uma mudança e tanto! É óbvio que assim como no mundo real isso aqui também tem seus espinhos, e, por isso mesmo devemos cuidar, zelar e não nos deixarmos enveredar pelos enganos, que sorrateiramente se apresentam. Evitar algumas páginas é necessário. Assim também há de se ter especial atenção ao tempo que dedicamos as inevitáveis “viagens”. Viver sem essa tecnologia, para mim hoje é fato consumado. Que Deus me oportunize saber usá-la com moderação e sabedoria... * (escrito em 2004...)

Nenhum comentário: