Por que tia? Porque sou tia de muitos e vó só de dois, por isso não é o blog da Vovó Dedê. Aqui esvaziarei o coração quando estiver muito cheio; preencherei minhas noites insones; inicio algo concreto para o tempo de aposentada que se avizinha.
Desejo escrever meu dia-a-dia difícil e revisar com palavras e sonhos meu cotidiano e comunicar meu interior, vivido e experiente. Encontrar amigos, leitores, parentes aos quais oportunamente poderei homenagear.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

INDEPENDENCIA OU MORTE? umas idéias a desenvolver...

SETE SETEMBRO 1822/2012 Nem sei se valeu à pena... o Canadá ainda hoje é colônia da Inglaterra e apesar disso é o que é. Está cheio de brasileiros por lá... partiram em busca de uma vida melhor. Tanto erro, tanto desacerto na nossa história - da colonização à proclamação da república(1889)... Será que o erro maior foi esse? Expulsar D. Pedro II do país? Aderir a forma de governo republicana e, de certa forma, caminhar sem rumo nessa via "estreita"? Passado quase dois séculos da independência e pouco mais de um século da mencionada proclamação e o povo sequer aprendeu a votar!... Ser império, monarquia que seja, poderia ser bem diferente, né não? Tanto glamour lá na Inglaterra, com festas para as princesas, para a rainha mãe, megafestas de casamentos... Está cheio de brasileiro lá também... dizem que lá é bom demais, uma paz! E um progresso real, REAL, juntando passado e presente de forma harmoniosa e "produtiva"... Mas eu tenho amor por essa terrinha aqui viu? Faço parte dos que dizem: "brasileiro gosta mesmo de sofrer..." É verdade! Sofre porque o time está perdendo; porque a seleção não se classificou; porque Lula não sabe de nada; porque a Luana Piovani traiu o Rodrigo Santoro; porque a Nina é tão má quanto a Carminha... Sofre porque a novela acabou de um jeito diferente do esperado; sofre porque o salário não deu para pagar as contas; sofre porque sofrer é genético, faz parte...Ô povim pra gostar de sofrer... Sofre mas tem um coração enoorme, como diria o Matheus... e ama desmedidamente e se entrega as suas paixões na mesma proporção... Povo que ama sol, chuva, praia, montanha... Ama avião, viajar, desbravar o mundo e, sobretudo, emigrar... Principalmente se for nordestino, cearense para ser mais específica. Bom, mas hoje é festa! Festa da independência, então vamos comemorar, não desfilando ou aplaudindo o que passa à nossa frente, mas na luta diária, no dia-a-dia, nos esforçando por sermos melhores, mais fraternos, mais amigos, mais responsáveis, escolhendo nossos representantes de forma mais racional possível, elaborando perfis para que nosso país se torne independente de uma vez por todas e juntos possamos entoar canções que justifiquem uma realidade promissora para toda a população e não para uma meia dúzia que realmente usufrui e "governa" a massa. Copiemos o exemplo da Isadora Faber e transformar não uma escola, mas todo o país... Comecemos pelos municípios, nessas eleições que se avizinham até as próximas em 2014. E, por falar em 2014... não seria esse um ano de copa do mundo de futebol??? Ai meu Jesus Cristo!! lá vem sofrimento (e esquecimento de tanta coisa muito mais séria, muito mais importante!)... Ah, e por falar em importante, é necessário frisar que precisamos alimentar nosso espírito também. Gente, vamos rezar mais, pois com certeza isso é feito por uma pequena minoria e esta mesma minoria reza pouco, muito pouco por sinal...

Nenhum comentário: