Por que tia? Porque sou tia de muitos e vó só de dois, por isso não é o blog da Vovó Dedê. Aqui esvaziarei o coração quando estiver muito cheio; preencherei minhas noites insones; inicio algo concreto para o tempo de aposentada que se avizinha.
Desejo escrever meu dia-a-dia difícil e revisar com palavras e sonhos meu cotidiano e comunicar meu interior, vivido e experiente. Encontrar amigos, leitores, parentes aos quais oportunamente poderei homenagear.

domingo, 14 de março de 2010

A Bíblia Sagrada e a viuvez

O que podemos ler sobre viúvas na Biblia Sagrada???
Necessitando fazer um estudo sobre o tema debrucei-me na Santa Bíblia buscando-o para aprender e para ensinar aos anônimos que crêem, mas endurecem o coração ao que diz a Palavra de Deus sobre as viúvas. O encontrei em muitos dos seus livros, tanto do Antigo como do Novo Testamento. Gostei de ler... Fiquei contente porque não conheço "de cor" o texto bíblico, pude assim conhecer ou reconhecer inúmeras e importantes passagens... Alguns dos fragmentos achados:

Quando segares a messe no teu campo e deixares por esquecimento algum feixe, não voltarás para levá-lo. Deixá-lo-ás para o estrangeiro, o órfão e a viúva, a fim de que o Senhor, teu Deus, abençoe todas as empresas de tuas mãos. (Deuteronômio 24,19)

Quando tiveres acabado dê separar o dízimo de todos os teus produtos, no terceiro ano, que é o ano do dízimo, e o tiveres distribuído ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que tenham em tua cidade do que comer com fartura, dirás em presença do Senhor, teu Deus: tirei de minha casa o que era consagrado para dá-lo ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, como me ordenasses: não transgredi nem omiti nenhum dos vossos mandamentos. (Deuteronômio 26,12-13)

É o pai dos órfãos e o protetor das viúvas, esse Deus que habita num templo santo. (Salmos 67,6)

O Senhor protege os peregrinos, ampara o órfão e a viúva; mas entrava os desígnios dos pecadores. (Salmos 145,9)

Não despreza a oração do órfão, nem os gemidos da viúva. (Eclesiástico 35,17)

Cessai de fazer o mal, aprendei a fazer o bem. Respeitai o direito, protegei o oprimido; fazei justiça ao órfão, defendei a viúva. (Isaías 1,17)

Eis o que diz o Senhor: Praticai o direito e a justiça, e livrai o oprimido das mãos do opressor. Não deixeis o estrangeiro sofrer vexames e violências, nem o órfão e a viúva, nem derrameis neste lugar sangue inocente. (Jeremias 22,3)

Não oprimais a viúva nem o órfão, nem o estrangeiro, nem o pobre, e não trameis em vossos corações maus desígnios uns contra os outros. (Zacarias 7,10)

Virei ter convosco para julgar vossas questões e serei uma testemunha pronta contra os mágicos, os adúlteros, os perjuros, contra os que retêm o salário do operário, que oprimem a viúva e o órfão, que maltratam o estrangeiro e não me temem - diz o Senhor. (Malaquias 3,5)

Se algum fiel tem viúvas em casa, procure dar-lhes assistência,.. (I Timóteo 5,16)

(I Timóteo 5,5)
Mas a que verdadeiramente é viúva e desamparada, põe a sua esperança em Deus e persevera noite e dia em orações e súplicas.

(I Timóteo 5,14)
Quero, pois, que as viúvas jovens se casem, cumpram os deveres de mãe e cuidem do próprio lar, para não dar a ninguém ensejo de crítica.

Um comentário:

Mirys Segalla disse...

35 anos é viúva jovem, D. Idê? É?

Porque não consigo me imaginar casando de novo... acho que fiquei meio alheia a essa parte da minha vida...

Bjos e bençãos.
Mirys
www.diariodos3mosqueteiros.blogspot.com