Por que tia? Porque sou tia de muitos e vó só de dois, por isso não é o blog da Vovó Dedê. Aqui esvaziarei o coração quando estiver muito cheio; preencherei minhas noites insones; inicio algo concreto para o tempo de aposentada que se avizinha.
Desejo escrever meu dia-a-dia difícil e revisar com palavras e sonhos meu cotidiano e comunicar meu interior, vivido e experiente. Encontrar amigos, leitores, parentes aos quais oportunamente poderei homenagear.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Conselho...

Minha saudosa mãe já dizia (e meio mundo também diz) que se conselho fosse bom não seria dado, mas vendido. Eu tenho um para dar, mas antes, para manter meu padrão lingüístico vou dar uma voltinha...
Faz um tempo que eu estou cá com meus botões doidinha para falar a uma pessoa conhecida muito querida por mim, mas hesito porque penso que é muita xeretagem. Na verdade, quero confessar que eu sou mesmo xereta e se estou no cyber espaço é tão somente porque comecei "fuçando" nos sites que minhas crias (filhas e filho) andavam (e meus alunos também!). Assim desde o antigo ICQ, depois no msn, orkut, my space...facebook e outros de relacionamentos fui xeretando, fazendo amizades, conhecendo gente de todas as idades e em todo canto do mundo.
Bom, confessada a minha “xeretagem” vamos ao que interessa.Há algum tempo escrevi sobre a missão das pessoas no mundo. E hoje eu queria muito falar para essa pessoa em especial sobre isso também: que cada uma de nós temos no mundo uma missão. Uns completam-na rapidamente e vivem algum tempo. Outros levam muitos anos para concluí-la. Mas será sempre uma missão que nossa compreensão não alcança e que somente pela fé podemos admitir, pelos sinais que Deus vai colocando em nosso coração e pela prática da fé e da oração.
Adianto, porém, que é preciso aprender a reconhecer os sinais de Deus, pois Ele não nos fala como esperamos... seu contato vem através de uma música que ouvimos ao longe, um sonho que se repete, mas que também pode nunca mais acontecer...uma palavra que lemos, as palavras na fala de alguém... Um versículo ou mesmo um capítulo da Bíblia. Nessas e noutras coisas, Deus nos faz ver nas entrelinhas e perceber a escolha que Ele faz para nós, seus desígnios, seus planos... Às vezes profetizamos sem nos dar conta. Deus é sempre presente e fiel em nossa vida, mesmo quando não percebemos. Infiéis somos nós, e cegos e surdos, que não vemos nem ouvimos os SEUS sinais.
Por isso, aqui o meu conselho: entregue sua dor ao Senhor, nunca a retenha. Não deixe de amar quem está a sua volta e de dizer que os ama; entretanto, não alongue muito para os que partiram para sempre, uma existência que já não é... nem nos tornemos idólatras com nossos familiares que ultrapassaram o portal do eterno, enaltecendo-os além do que realmente foram. Só Deus é perfeito... Só Deus é verdadeiramente Santo! O exagero é uma real forma de idolatria. Lembre com amor sim, e com saudade (jamais tristeza) dos que já se foram desta vida sem esquecer que não são seres extraordinários, mais belos, mais santos, mais perfeitos porque morreram e porque não pertencem mais a este mundo. Creia que repousam na paz e glória de Deus, mas não são perfeitos por isso. A perfeição, a santidade que lhe poderá ser atribuída compete aos outros, cabe a Igreja. Não é muito difícil santificar-se. Por exemplo, temos Santa Gianna Beretta, que médica, sabendo do câncer que lhe consumia, recusou-se a abortar e deu sua vida pela filhinha que carregara no ventre, antes de se dar sua páscoa. Um testemunho do amor à vida humana, mas, sobretudo de um amor maior ao Senhor das nossas vidas:Deus!
Hoje na minha fé sei que muitos são merecedores da santidade sem que para isso sejam necessários grandes feitos. Basta ser coerente com a fé e com os mandamentos de Deus, mas não podemos santificar nossos mortos antes que a Igreja se manifeste e nem devemos idolatrá-los, nunca! Que nossos amados repousem na paz que a eles está desde todo sempre reservada.

2 comentários:

Mirys disse...

Tia Idê: Olá!!!

Hoje, pensando no quanto os nossos dias são preciosos, postei algo chamado "projeto 10 em 10".

Foi uma maneira bem bacana de ver a vida com mais clareza, durante um dia "normal"... Vi sua beleza, vi coisas boas, vi possibilidades.

Se quiser acompanhar, está em
http://diariodos3mosqueteiros.blogspot.com/2011/03/10-on-10-by-mirys.html

Adoraria um comentário seu!!!

Bjos e bençãos.
Mirys

Idê Maciel disse...

Andei (re)lendo seu blog quase todo Mirys... tão boooom!