Por que tia? Porque sou tia de muitos e vó só de dois, por isso não é o blog da Vovó Dedê. Aqui esvaziarei o coração quando estiver muito cheio; preencherei minhas noites insones; inicio algo concreto para o tempo de aposentada que se avizinha.
Desejo escrever meu dia-a-dia difícil e revisar com palavras e sonhos meu cotidiano e comunicar meu interior, vivido e experiente. Encontrar amigos, leitores, parentes aos quais oportunamente poderei homenagear.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Nossa Senhora, os Cristãos e a Igreja

Ver diariamente pessoas mergulhadas na Palavra; sedentas de conhecimento e de Deus; buscando a Verdade; deixa-me sempre muito feliz. Sei que o olhar de Deus repousa sobre tais pessoas. Sinto que Ele derrama Seu amor sobre elas. E é um amor repleto de compaixão, de ternura. Um amor sem medidas e incondicional. Porém a felicidade que sinto em contemplar a manifestação de Deus em suas vidas é uma felicidade triste. Triste porque ao mesmo tempo em que vejo seu amor por Jesus, eu também percebo suas dúvidas e restrições quanto a Maria - a mãe de Deus e o lugar que ela ocupa na Igreja. Ele (Deus) com certeza não sente tal sentimento, mas tenho certeza de que Sua alegria seria imensa se nesses nossos irmãos separados houvesse a compreensão do sentido de Maria na vida do cristão. Quem crê na Palavra e conhece o que diz Lucas sobre o momento máximo da concepção poderá, sem muito esforço, mergulhar nos mistérios de Deus, dentre os quais, tudo o que está relacionado a jovem escolhida para gerar a Salvação para a humanidade. : Anjo: "O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra" Maria: "Eis aqui o instrumento de Deus, faça-se em mim segundo a sua vontade..." Quem é Maria? Respostas lógicas e óbvias você teria: a mãe de Jesus; a mãe de Deus. Maria, entretanto, simboliza mais. Maria é a Igreja! Por que nela habita a Trindade Santa. Maria é o Templo. Ela é templo da Trindade Santa. Ela é sacrário de Jesus Cristo. Em Maria o Criador instaurou a sua Igreja. Maria é o "lugar" escolhido por Deus para sua "fundação". Em Maria Deus Pai fincou a Rocha, lançou a Pedra Angular. Fundamentou a Igreja, cuja cabeça é Jesus Cristo, o Salvador, o Senhor! No lugar onde habita e repousa o Senhor não pode haver nenhuma mancha, nenhuma mácula. Por esse motivo nobre, ela é Imaculada, porque sendo a Igreja, o Templo, o Sacrário...nela não há mácula. Sombra alguma há de haver no seio sagrado da Santa Mãe Igreja, portanto da Santa Mãe Maria! Esta é uma simbologia ousada, mas me parece tão real tão verdadeira... Profundamente significativa para nós cristãos católicos. E, se Jesus Cristo - o filho - falava tanto por parábolas, utilizava tanto metáforas e alegorias, Deus Criador deve ser também, abundantemente rico em alegorias e metáforas. Ao escolher a jovem de Nazaré para nela plasmar a PEDRA angular, Deus Pai - Criador utilizou muito além de uma alegoria, ou de uma simbologia, eu creio! Jesus Cristo, a Pedra angular, o filho de Deus e filho de Maria - Igreja, Templo da Trindade Santa, Sacrário Vivo. Maria é a Igreja. A Igreja é Maria. Não se pode amar Jesus Cristo sem amar a sua Igreja. Os cristãos, os filhos de Deus são o corpo da Igreja, cuja cabeça é o próprio Jesus. Não há como separar Maria da Igreja, pois como separar a Igreja do povo de Deus? Como separar, portanto, Maria da vida do Cristão. Não pode haver a Igreja sem a cabeça que é Jesus Cristo e sem nós que somos o corpo místico da Igreja. Se Jesus que é a cabeça (e como aquele que pela água e pelo sangue derramado instituiu a Igreja) passou por Maria, também nós, que somos o corpo, passamos por Maria. E, se somos o corpo místico da Igreja, somos o corpo em Maria. Maria simboliza a plenitude do Cristão: é a filha, é a esposa e é a mãe. É a fiel; a orante, a contemplativa, a primeira cristã! Ela esteve presente em todo o ministério de Jesus Cristo: nascimento, milagres, paixão, morte e ressurreição e, principalmente, na descida do Espírito Santo sobre os primeiros, no cenáculo. Se Maria já dera a sua contribuição, em Pentecostes, ao se manifestar a santificação da Igreja pelo derramamento do Espírito Santo, culmina seu testemunho na construção da Igreja. E, ao fim dos tempos, quando a Igreja for gloriosamente consumada, com certeza, ela também estará lá junto aos demais fieis. Pela Igreja (comunidade de fiéis) se alcança a salvação. A Igreja nos aproxima da Divindade, do Celeste, de Deus. Em Maria (a Igreja) nós podemos nos divinizar, sermos gerados, como corpo de Deus, sermos entronizados no seu seio, em conseqüência, nos tornarmos filhos do Altíssimo, herdeiros do Reino... e assim, contemplaremos a Trindade que por ela, por Nossa Senhora habita em nós. Por essa razão é que a chamamos de medianeira, intercessora, porque é "através" dela, porque é passando por ela que encontramos a Santíssima Trindade e em conseqüência a salvação. Igreja... Imaculada... Medianeira... Intercessora... Porta do Céu... Maria... Mãe da Igreja, mãe dos filhos de Deus, filhos da Igreja! Filhos de Maria! ...Tão simples.

Nenhum comentário: